Olá, meninas!

O tema da vaidade de hoje é: CABELO.

Qual mulher não se preocupa com as madeixas? Você sabe qual o tratamento ideal para seu cabelo? Vamos descobrir juntas 😉

Desde que resolvi aderir os fios loiros, ando LOUCA com a diversidade de tratamentos e produtos. Confesso que antes dessa transformação, tudo era mais prático. Quando morena usava apenas shampoo e condicionar e pronto. Hoje vejo que independe da cor, cuidar dos cabelos é essencial para mantê-los lindo, brilhoso, sedoso, enfim, digno de uma diva.Hoje minha rotina mudou completamente, quem é loira sabe que para manter um loiro bonito é necessário bastante paciência, dedicação, produtos e tratamentos específicos. Acompanhando as opções de tratamentos que são indicados pelos profissionais e amigos, me via cada vez mais indecisa com relação ao tratamento adequado para meus fios. Acredito que assim como eu, vocês também tenham a mesma dúvida, e claro, estou aqui para ajudar a esclarecer.

Acredito que vocês já sabem, mas a exposição ao Sol, ao vento e ao secador já alteram as propriedades naturais dos cabelos e que nesses casos o cabelo fica com a cutícula danificada e há perda de água nos fios. Imagine  o que fazem os procedimentos como mechas, colorações e alisamentos?! Esses procedimentos modificam a estrutura do fio, causando também a perda de aminoácidos e nesses casos é preciso recorrer a reconstrução capilar.

Como disse acima, são inúmeras as hidratações e reconstruções disponíveis nos salões de beleza e lojas de cosméticos e para saber qual a melhor opção para seu tipo de cabelo o ideal é conversar com seu profissional de confiança e claro, entender a finalidade de cada procedimento. Vamos conferir procedimentos mais utilizados nos salões, lembrando que alguns deles, você pode realizar em casa.Cauterização
Indicado especialmente para cabelos loiros que passaram por descoloração. Também para as que submeteram a alisamentos, escovas progressivas e colorações caseiras. Todas estas químicas deixam os fios porosos. Neste processo o cabelo passa por três etapas começando pela hidratação, reconstituição e por fim cauterização. O ideal é fazer a cauterização logo após a descoloração.

Reconstrução Catiônica de Caviar
A máscara reconstrói fios danificados e protege a cor em cabelos tingidos, fazendo-a durar o dobro do tempo. Este tratamento deixa o fio sedoso, macio, molinho e bem solto. A fórmula da Reconstrução Catiônica de Caviar combina hidratantes, filtro solar e altas doses de queratina de baixo peso molecular, que penetra facilmente nos fios sem o uso do calor. Os resultados duram cerca de 45 dias.

Selagem térmica
O tratamento ajuda a reduzir o volume e o frizz. Costuma ser confundido com escova progressiva porque o processo de aplicação é bastante semelhante, utilizando uma prancha quente. Entretanto os princípios ativos da selagem térmica são bem menos agressivos que a escova progressiva. Pelo contrário, eles nutrem os fios com a ajuda da queratina.

Fiberceutic ou “Botox Capilar”
Assim como a toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, o Fiberceutic promete fazer o mesmo com cabelos extremamente danificados por procedimentos como tintura e progressiva. A máscara foi desenvolvida pela L´Oréal e possui moléculas  intra-culane, aplicada com a ajuda de uma seringa que penetra por todas as camadas do fio promovendo a reconstrução de dentro para fora, ajudando também a prevenir a quebra. O produto dá brilho, tira o aspecto seco das pontas e dura por cerca de 20 lavagens.

Hidratação Fotônica
A aplicação é semelhante ao alisamento fotônico, utilizando a luz azul de fótons para a penetração profunda das partículas de queratina e água nas cutículas capilares. Os fios ficam mais resistentes, macios, maleáveis e brilhosos. É importante fazer um teste antes da aplicação para checar como o fio do cabelo vai reagir à luz e ao produto.

Cataplasme
Também da L´Oréal, a base de figo e ginseng. Trata-se de um pó para ser misturado à máscara hidratante. A fórmula promete nutrir os cabelos muito sensibilizados, deixando-os mais leves, brilhosos e nutridos. Também ajuda a reavivar a cor dos cabelos coloridos. É indicado ainda para quem possui cabelos extremamente rebeldes. O procedimento demora em torno de uma hora e dura em torno de 15 dias, conforme o estado em que o cabelo estava antes da hidratação.

Queratinização e Nanoqueratinização
A queratinização é mais indicada para cabelos muito danificados com fissuras grandes nos fios. O processo começa com um xampu de limpeza profunda que abre as cutículas do cabelo. Só assim é possível a aplicação da queratina, aliada ao calor do secador. A nanoqueratinização usa moléculas menores de queratina, por isso funciona como uma hidratação profunda para cabelos não tão ressecados. O produto é aplicado com a ajuda de uma escova especial ligada a uma máquina com queratina em forma de vapor. Por fim, é usada uma chapinha de cerâmica para fechar as cutículas e manter o produto por mais tempo no interior do fio.

Semi de Lino
Produtos com este composto extraído de sementes de linho são ricos em vitamina E, com ação anti-oxidante, que dá força e luminosidade aos cabelos, deixando-os fáceis de pentear. A substância recupera as pontas e forma uma película protetora nos fios. Noooooossa, depois dessa aula capilar, descobrir que estou longe de ser referência no quesito “madeixas tratadas” rsrsrsrs Minha rotina é apenas semanal com  hidratações básicas. Vou me atualizar quanto isso e aderir a cauterização na minha rotina toda vez que for preciso retocar as luzes 😉